Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Entrevistas

 

03.01.2013 - 13:57

Benefícios completos

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar AR/ES no estado do Espírito Santo afirma que é preciso intensificar a criação de políticas públicas garantidoras de renda no campo para estimular os jovens a permanecerem na atividade rural.
Nesta entrevista à ProCampo, este capixaba de Alegre e engenheiro agrônomo Neuzedino Alves Victor de Assis, explica com detalhes e razões consistentes a importância do trabalho do Senar-AR/ES. “Todo nosso trabalho visa aumentar a renda das famílias rurais, sem perder de vista a melhoria da qualidade de vida, a sustentabilidade”, sintetiza.
Com experiência e conhecimento, Neuzedino acredita que muitos programas que vêm sendo desenvolvidos ao longo dos anos pelo Senar/ES têm impactado positivamente o agronegócio capixaba. Leia.

ProCampo - Qual é a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-AR/ES e o que ele representa hoje para a agropecuária capixaba?
Neuzedino Alves Victor de Assis - O Senar capacita os produtores e trabalhadores rurais através de treinamentos em todas as áreas do agronegócio, com cursos e treinamentos em agricultura, pecuária, agroindústria, silvicultura, aquicultura, atividades de apoio agrossilvopastoril e prestação de serviços na área rural.  Também realiza atividades com vistas à promoção social das famílias. Com tudo isso contribui para o aumento da produção, da produtividade, da renda e da qualidade de vida da população rural.

ProCampo - Quais são os principais objetivos que devem guiar o seu trabalho à frente – pela 3ª vez – do Senar-AR/ES?
Neuzedino Alves Victor de Assis - Nosso objetivo no ambiente interno, é consolidar mecanismos modernos de gestão com uso de Tecnologia de Informação. Já no ambiente procuramos intensificar o número de capacitações com o objetivo de aumentar a renda das famílias rurais, sem perder de vista a melhoria da qualidade de vida, a sustentabilidade.

ProCampo - Sabemos que o senhor acompanha a agropecuária capixaba há décadas. Assim, quais os projetos ligados ao setor considera uma conquista do Senar-AR/ES?
Neuzedino Alves Victor de Assis - Primeiramente, penso que um grande resultado é a credibilidade conquistada junto aos nossos clientes, aos governos, instrutores fornecedores e parceiros.
Por outro lado, muitos programas que vêm sendo desenvolvidos ao longo dos anos tem impactado positivamente a agropecuária capixaba, dos quais podemos citar o Programa Renovar Arábica, os programas de gestão, tais como o Empreendedor Rural, Negócio Certo Rural, Com Licença Vou à Luta (programa de empreendedorismo exclusivo para mulheres), o Projeto de Melhoria da Cobertura Vacinal da Brucelose no Espirito Santo, e o Programa Jovem Aprendiz Rural, que muito nos orgulha já que o Espírito Santo foi pioneiro em sua implantação no Brasil.
Não posso deixar de citar o Programa Útero é Vida que se destina à prevenção e diagnóstico de câncer do colo do útero e que, neste último ano, realizaou também exames de mamografia com vista a detectar câncer de mama em mulheres rurais. E o Programa Agrinho que atua junto aos alunos das escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

ProCampo - O senhor acha que uma divulgação maior do trabalho do produtor rural pode ajudar a manter os jovens no campo?
Neuzedino Alves Victor de Assis - A principal dificuldade de manter os jovens no campo tem sido a pouca renda da propriedade e o forte chamamento das oportunidades da cidade. É preciso intensificar a criação de políticas públicas garantidoras de renda no campo para estimular os jovens a permanecerem na atividade rural.
 
ProCampo - Existem parcerias do Senar-AR/ES com a iniciativa privada? Se, em que área?
Neuzedino Alves Victor de Assis -  Sim, temos parceria com empresas em diversas áreas, tais como a Enflora, a Plantar, a Fibria, a Casa do Adubo, as cooperativas de produtores rurais, dentre outras.

Entrevista publicada na 41ª edição (Dez/Jan 2013) da revista ProCampo


Edições Anteriores

23.09.2014 - Desconhecimento e descaso

08.07.2014 - Selita com novo presidente

13.05.2014 - "Com o resfriamento do Oceano Pacífico, deve haver uma redução de chuvas no Sudeste e Sul do país"

18.03.2014 - A pujança do agronegócio capixaba

08.01.2014 - Em defesa da cacauicultura


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"