Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Entrevistas

 

18.03.2013 - 09:21

Pela via do trabalho

Humberto Ker de Andrade, Diretor Geral do CTA – Meio Ambiente,  empresa que atua no mercado de consultoria há 20 anos e que agregou ao longo destas duas décadas a participação, com seus estudos, em importantes empreendimentos no estado do Espírito Santo.
Nesta entrevista à ProCampo o biólogo que também é Conselheiro Titular do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), fala sobre a importância da consultoria ambiental.


ProCampo - O CTA - Meio Ambiente completa neste ano de 2013 duas décadas de história. Qual o sentimento de completar 20 anos de mercado?
Humberto Ker de Andrade - O CTA - Meio Ambiente é uma empresa capixaba, criada em 1993. No decorrer destes 20 anos de história de consultoria, o CTA alcançou o reconhecimento neste exigente mercado de consultoria ambiental pela via do trabalho, do comprometimento, da confiança, bem como da parceria, palavra essa que se aprendeu muito cedo a levar a sério. Ano a ano a empresa tem investido em infraestrutura física (equipamentos, bases técnicas, logística) e, sobretudo, na implantação de políticas de valorização e de relacionamento com seus quase 300 colaboradores e consultores associados; das mais variadas áreas de atuação (biologia, oceanografia, arqueologia, engenharia, geologia, sociologia, geografia, comunicação, economia, entre outros), sendo a maioria formada por especialistas, mestres e doutores.

ProCampo - O CTA - Meio Ambiente tem participado com seus estudos e na implantação e operação de importantes empreendimentos no estado do Espírito Santo. Você atribui isso a quê?
Humberto Ker de Andrade - Sem dúvida nossa história técnica e de parceria de duas décadas de mercado, como foi mencionado acima, é a resposta para a nossa participação nestes empreendimentos. As perspectivas da economia capixaba sinalizam momentos de austeridade econômica nos mantendo, com um ambiente atraente para novos investimentos. Acompanhando o desenvolvimento do estado do Espírito Santo nos mais diversos setores e totalmente integrado neste processo, o CTA se tornou uma referência na área ambiental. As empresas que chegam hoje ao Estado nos procuram na certeza de encontrarem na execução de nossos serviços segurança, qualidade e prazo. Empreendimentos pioneiros que chegaram ao território capixaba, como o primeiro estaleiro do Espírito Santo, Estaleiro Jurong Aracruz; o primeiro complexo eólico do Estado; bem com a primeira montadora de veículos comerciais e a primeira unidade industrial para papel tissue (papel higiênico, papel toalha, guardanapo e lenços de papel), da Carta Fabril tiveram seus estudos realizados pelo CTA.

ProCampo - Qual é a atuação do CTA - Meio Ambiente?
Humberto Ker de Andrade - A empresa realiza trabalhos em toda área ambiental com destaque em: monitoramentos; estudos para licenciamento ambiental; geoprocessamento; projetos de recuperação e compensação ambiental; arqueologia, gestão e assessoria ambiental laudos, além de levantamentos e diagnósticos; áreas protegidas, resíduos e
efluentes e relação com comunidades.

ProCampo - Diante deste cenário, qual a importância da consultoria ambiental?
Humberto Ker de Andrade - A consultoria ambiental existe para se posicionar sempre de forma íntegra, alheia aos interesses pessoais e de terceiros; para estar ao lado da razão, da necessidade do homem e da oportunidade coletiva diante das suas diferentes componentes muito bem expostas nos estudos ambientais: a biológica e toda sua relevância para o equilíbrio e harmonia no ecossistema; a socioeconômica com o homem, diante de suas necessidades mais vitais e do ambiente físico (solo, água e do ar) sem o qual nenhuma forma de vida se viabilizaria. O processo de licenciamento ambiental tem como regra a potencialização dos impactos positivos e mitigação e a compensação dos impactos negativos.
A atividade de consultoria ambiental é capaz de agregar de maneira multidisciplinar, num único trabalho, tantos profissionais e de tantas formações e escolas.A conjunção de olhares de diferentes profissionais que possam, por meio de seus conhecimentos, da sua historia técnica e, por que não, de seus princípios em prestar uma importante contribuição dentro de um processo altamente analítico e de grande responsabilidade, trazer a possibilidade de influenciar decisões relevantes repercutindo positivamente ou negativamente a decisão sobre o início ou até mesmo a suspensão de um projeto já no seu nascedouro.

Entrevista publicada na 42ª edição (Fev/Mar 2013) da revista ProCampo


Edições Anteriores

23.09.2014 - Desconhecimento e descaso

08.07.2014 - Selita com novo presidente

13.05.2014 - "Com o resfriamento do Oceano Pacífico, deve haver uma redução de chuvas no Sudeste e Sul do país"

18.03.2014 - A pujança do agronegócio capixaba

08.01.2014 - Em defesa da cacauicultura


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"