Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

08.01.2014 - 16:56

Aplenc: insumos mais baratos para cooperados da Veneza

Por meio da Associação, produtores adquirem rações e outros produtos com preços até 30% abaixo do valor de mercado

Os cooperados da Veneza implantaram no ano de 2011 a Aplenc (Associação de Produtores de Leite do Norte Capixaba) com o objetivo de baixar o custo dos insumos e facilitar a aquisição de produtos como ração animal, mineral, adubo, farelo de soja, leite em pó, milho, entre outros. A iniciativa deu certo. Hoje em dia, em média 600 produtores são diretamente beneficiados pela Associação.

Para facilitar a vida do produtor, três caminhões disponibilizados pela Veneza fazem a entrega das mercadorias diretamente nas propriedades dos associados. Os beneficiários ainda contam com até 50 dias de prazo para efetuar o pagamento que é descontado diretamente na nota do leite. A Aplenc movimenta atualmente cerca de 600 toneladas de insumos a cada mês.

Para Júlio Cezar Zanoni, responsável pela produção da Aplenc, a iniciativa possibilita ao produtor trabalhar melhor a alimentação ideal para o rebanho bovino e obter inúmeros ganhos. “Uma dieta balanceada reflete positivamente na produção do leite com melhoria na qualidade e aumento na quantidade. Quem ganha é o produtor que, além disso, adquire os produtos a preços bem abaixo do valor de mercado”, lembra.

Desde quando foi fundada, a associação recebe em média 25 novos membros a cada mês. O aumento na distribuição do milho é um reflexo disso. O produto, que é proveniente de uma parceria traçada junto à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), garante a manutenção das atividades e gera ainda mais ganhos ao pecuarista. Como a aquisição é feita em grande quantidade, o preço final do milho cai e para melhorar ainda mais, a associação se encarrega de transportar todo o grão que é proveniente de Vitória.

O cooperado Osvaldino Paixão Arcanjo, faz aquisições por meio da Aplenc desde o surgimento da Associação e se mostra satisfeito com o resultado. “A Aplenc ajuda muito a gente no campo. Além do bom preço, o pessoal nos orienta a como fornecer uma alimentação balanceada ao gado. São essas coisas que animam a gente de trabalhar. Agora ficou viável conseguir produtos como o milho, por exemplo, que em outros locais se torna muito caro”, comemora.

Para contar com os benefícios, o produtor deve ser cooperado da Veneza e estar ativo com a entrega do leite. Para fazer a aquisição de uma das mercadorias disponíveis é preciso entrar em contato pelo telefone (27) 3752 8904 ou comparecer diretamente ao escritório da Associação.

Fábrica de rações será reativada

Devido ao aumento na demanda de pedidos, a Aplenc (Associação de Produtores de Leite do Norte Capixaba) anunciou que vai reativar sua fábrica de rações. Além de aumentar a produção, a iniciativa vai possibilitar que os produtores adquiram um produto de altíssima qualidade a preços ainda mais acessíveis.

A ração será misturada à base de milho e soja, sem eventuais substitutos, o que deixa o alimento com maior valor nutritivo.

De acordo com Júlio Cezar Zanoni, responsável pela produção da Aplenc, o acerto da documentação junto ao Ministério da Agricultura, para a legalização da fábrica, já está na reta final. A previsão é de que o local esteja em pleno funcionamento já no início de 2014.


Artigo publicado na 47ª edição (Dez/Jan 2014) da revista ProCampo
por Diego Bastianello Feitosa
Assessoria de Comunicação da Veneza
enfocominicacao@gmail.com
É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos editores ou do autor.


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"