Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

13.05.2014 - 10:16

Um panorama do setor florestal brasileiro

O setor florestal brasileiro é um dos mais desenvolvidos e competitivos do mundo. Em 2012, a área brasileira de plantios de Eucalyptus e Pinus atingiu 6,66 milhões de hectares, um crescimento de 2,2% em relação ao indicador de 2011. Os plantios de Eucalyptus representaram 76,6% da área total e os plantios de Pinus, 23,4%, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF).
Os Estados com maior concentração de plantios florestais foram Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
A maior concentração de plantios florestais nas Regiões Sul e Sudeste do país (72,3%) se justifica em função da localização das principais unidades industriais dos segmentos de celulose e papel, painéis de madeira industrializada, siderurgia a carvão vegetal e madeira mecanicamente processada.
Quanto à distribuição geográfica da área plantada por gênero, o Pinus predomina nos estados do Sul e o Eucalyptus, nas demais regiões.

Consumo

Em 2012, o consumo brasileiro de madeira em tora proveniente de plantios florestais foi de 182,4 milhões de metros cúbicos (m³), um indicador 7,2% superior ao de 2011.
Apresentando diversas finalidades para o seu uso, como, produção de energia (biomassa), celulose, carvão, móveis, madeira em toras, toretes, postes, dormentes, escoras, laminados, compensados, pranchões desdobrados, palanques roliços, mourões, achas, madeira para imunização, lenha e outros.

Madeira tratada

A madeira tratada ou imunizada é o produto resultante da preservação da madeira por meio de vácuo?pressão com o intuito de controlar agentes biológicos, físicos e químicos, tais como chuva, sol e parasitas, que podem afetar a durabilidade da madeira. Os principais produtos gerados a partir de madeira tratada são postes, cruzetas, dormentes, cercas e estruturas para a construção civil, entre outros. A atividade é regulamentada por legislações específicas e orientada por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Nos últimos anos, a madeira tratada vem ganhando mercado nas mais diversas regiões do país. Segundo estimativas, existiam mais de duzentas usinas de preservação funcionando no Brasil, em 2005. As principais usinas de preservação de madeira estão distribuídas predominantemente nas Regiões Sudeste e Sul, onde se concentram as maiores áreas reflorestadas do país, no estado do Espírito Santo estima-se que exista mais de 25 usinas em funcionamento. A produção anual de madeira tratada no Brasil no ano de 2010 foi de cerca de 685 mil metros cúbicos (m³), sendo que 62 % para a produção de moirões, 30 % para postes, 5 % para dormentes e, apenas, 3 % para a construção civil, já em 2012, a estimativa de produção de madeira tratada alcançou 1,6 milhão de m³.
O aumento da procura por esse produto se deve ao maior esclarecimento dos compradores em relação à qualidade do produto e suas diversas aplicabilidades. Além da qualidade, a madeira tratada é uma substituta das madeiras nativas, colaborando assim com a preservação das florestas nativas.

Artigo publicado na 48ª edição (Fev/mar 2014) da revista ProCampo
por por Bismark Zuliani Pavezi
Eng. Agrônomo - Empresa Agromark
bismark_pavezi@hotmail.com
É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos editores ou do autor.


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"