Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

13.05.2014 - 10:35

Criação de búfalos: Um ótimo negócio

Animal forte, de grande e médio porte, manso, fácil retorno financeiro,  manejo simples e custo de produção mais baixo em relação aos bovinos, são apenas algumas características que fazem da criação de búfalos um negócio vantajoso. Originários da Ásia e da Europa, os primeiros animais da espécie chegaram ao Brasil no final do século passado, inicialmente na Ilha de Marajó, no Pará. Atualmente o rebanho chega aos 3 milhões de animais, maior rebanho das Américas, a maior parte deles, cerca de 60%, na região norte do país. No Espírito Santo a criação ainda é pouco expressiva, mas, quem apostou nos bubalinos não tem do que se queixar.

O criador

Pecuarista há 35 anos, José Luiz Casati, 57, cria búfalos há 15, na fazenda Angelin, localizada no distrito de Regência, em Linhares. Com um rebanho de 400 animais da raça Murrah, destes 300 fêmeas e 130 delas produzindo, em média, 700 litros de leite diariamente, uma média de 6 litros por vaca, José Luiz só vê vantagens na criação dos animais. "As vantagens são inúmeras, locais onde o gado comum não vai, como áreas alagadas, por exemplo, os búfalos vão, isso faz com que o produtor aproveite ainda mais sua propriedade", afirma.  Animado investe na seleção de vacas leiteiras, reprodutores das melhores fazendas, até mesmo de fora do Estado, e constantemente participa de congressos sobre os animais com o objetivo de aprender e trocar experiências. Com todos esses investimentos a expectativa do produtor é chegar a 1000 litros de leite, por dia, ainda este ano.
Assim como o leite de vaca, o leite de búfala também pode ser beneficiado e se transformar em inúmeros derivados. Foi o que fez José Luiz para dar vazão ao leite produzido em sua fazenda. Há 8 anos o pecuarista criou a Queijeira Camila onde fabrica requeijão, iogurte, manteiga, doce de leite, ricota, queijo minas e mussarela. E ele garante que a aceitação, e à venda do produto, é muito boa. "Os derivados do leite de búfala são bem aceitos. Nossa produção é toda vendida aqui mesmo em Linhares, para algumas redes de supermercado, e também para restaurantes e pizzarias da grande Vitória", afirma. O produtor lembra ainda que o percentual de gordura saturada encontrada no leite de búfala é cerca de 50% inferior ao do leite de vaca, tem 50% menos de colesterol e elevado teor de cálcio, o que torna o produto e seus derivados um ótimo aliado da saúde. A carne do animal também apresenta vantagens nutricionais em relação a bovina. 40% menos colesterol, 55% menos calorias e 12 vezes menos gordura.

Vantagens

Muito resistente à doenças, os búfalos seguem o calendário de vacinação igual ao dos bovinos. Na fazenda de José Luiz o investimento em exames e vacinação é constante, com a presença de médico veterinário, resultando em um plantel isento de tuberculose e brucelose. Há 8 anos não é registrado nenhum caso das doenças na propriedade.
Outra vantagem apontada pelo pecuarista é o aproveitamento do estrume dos animais, que chegam a produzir 40 kg de esterco por animal diariamente. A fazenda possui um biodigestor que transforma este estrume em gás metano, que é consumido na própria propriedade e biofertilizante, utilizado na complementação da adubação da pastagem. Outro benefício desse aproveitamento é o combate a mosca de chifre que se prolifera nas fezes do animal.

Matéria publicada na 49ª edição (Abr/Mai 2014) da revista ProCampo
por por Rosimeri Ronchetti
Jornalista
rronquetti@hotmail.com
É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos editores.


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"