Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

08.07.2014 - 09:14

Sem agroquímicos

Família de Guaçuí investe em produção orgânica de morangos e comemora resultados

Alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. Assim são os produtos orgânicos, que cada vez mais caem no gosto do consumidor e mudam a maneira, de grandes e pequenos agricultores, trabalhar no campo.
Foi o que aconteceu com o produtor Gilson Quinelato, 51, e sua esposa Ivone Maria Barbosa, 43, da Fazenda Santa Marta, localizada há 4 kilômetros do distrito de São Pedro de Rates, em Guaçuí, na região do Caparaó capixaba. Há 08 anos, desanimados com o pouco retorno da produção de café, e incentivados por familiares, o casal resolveu apostar no cultivo de morangos orgânicos. E os resultados são positivos, tanto na produção, que chega a 220 quilos da fruta, colhidos diariamente, em 7.700 morangueiros plantados em uma área de 900 metros quadrados, quanto na comercialização. Tudo que produzem é negociado em supermercados da região, e em cidades de outros estados como Espera Feliz, em Minas Gerais, e Santa Clara, no Rio de Janeiro. A caixa da fruta, com 300 gramas, é vendida a R$ 3,50. “Trabalhar com morango orgânico melhorou e muito a renda, não tem nem comparação com antes, dá muito trabalho, e precisa de muita dedicação, mas o retorno é certo”, garante Ivone.
E nesse período trabalho é o que não vai faltar. É que estamos em plena safra do morango, que começou em meados de junho e vai até o início de agosto. Todo trabalho na propriedade é feito no sistema de agricultura familiar, o que segundo Ivone também foi decisivo na hora de optar pelo sistema de orgânicos. “Nossos filhos nos acompanham na roça, e a plantação de morango convencional exige muitos agrotóxicos, o que fazia mal para saúde das crianças”. Atualmente a família cultiva as variedades Festival, Oso Grande e a Albion, espécie originária do Chile.
Gilson destaca que, no início, foi fundamental o apoio que recebeu do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper. “Foi com os técnicos do Incaper que obtivemos informações de manejo, participamos de atividades e tivemos as orientações necessárias”. E esse acompanhamento continua. É que a propriedade está em processo de conversão orgânica para conseguir o selo nacional de conformidade orgânica. O gerente do escritório do órgão no município, Fábio Morandi, acredita que em no máximo, um ano, a propriedade estará certificada. “Já estamos trabalhando para conseguir o selo. O primeiro passo é o diagnóstico da propriedade que já está em fase de conclusão”. O técnico lembra que só em Guaçuí existem mais 6 propriedades em fase de certificação.

Números da produção orgânica no Espírito Santo

Produção chega a 2.800 toneladas mês. E a expectativa de crescimento é grande.
O exemplo vindo de Guaçuí já é seguido por produtores de todo estado. Atualmente já são cerca de 5 mil hectares de terra ocupados com lavouras comerciais certificadas de produtos orgânicos, em 300 propriedades rurais em 21 municípios. O que representa 2.800 toneladas de frutas, legumes, ovos, café, dentre outros produtos, cultivados sem a aplicação de defensivos químicos, na mesa do consumidor capixaba. E esses números devem crescer ainda mais. É que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, existem mais 1300 propriedades em processo de transição para conseguir a certificação.

Matéria publicada na 50ª edição (Jun/Jul 2014) da revista Procampo
por Rosimeri Ronchetti
Jornalista
rronquetti@hotmail.com
É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos editores ou da autora.


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"