Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

23.09.2014 - 14:27

12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

Orgulho e desafios da profissão

Tradicionalmente o dia 12 de outubro, para todos nós, é uma data marcante. É nesse dia que comemoramos o dia das crianças, futuro do nosso país. Para os católicos também é dia de festejar Nossa Senhora Aparecida. Já para os profissionais de engenharia agronômica, essa data tem ainda mais um motivo para ser especial. 12 de outubro também é comemorado o dia do Engenheiro Agrônomo. Data instituída em 1933 quando a profissão foi regulamentada. Até então era tratada como uma simples tarefa do “campo”. Fundamental para a vida humana essa profissão tem a missão de produzir alimentos, evitar seu desperdício, cuidar do meio ambiente e, nos dias atuais também tem a missão de equilibrar o meio ambiente e a agricultura, tornando-a cada vez mais sustentável.
Por sua diversidade, determinar o que faz o engenheiro agrônomo nem sempre é tarefa das mais simples. Sua área de atuação vai desde atividades internas das unidades de produção até as atividades do meio urbano, incorporando áreas genéricas e específicas do conhecimento, incluindo esferas do ensino, pesquisa e extensão, supervisão, coordenação e orientação técnica. Conhecimentos sobre o solo, clima, irrigação, drenagem, fisiologia animal e vegetal, zootecnia, adubos e adubação, mecânica e máquinas, pragas, doenças, topografia, silvicultura, construções rurais, economia agrícola, administração rural e extensão rural, fazem parte de sua formação. Atua ainda em todas as etapas da produção e comercialização dos produtos, acompanhando desde o plantio até o armazenamento e distribuição da mercadoria ou, no caso de animais, do controle de doenças, reprodução e abate.

Orgulho e desafios da profissão

Ao se formar em engenharia agronômica, os profissionais dessa área tem em seu juramento palavras e expressões como honestidade, ética, respeito, melhorar o mundo e ajudar a produzir alimentos para os seres humanos que hoje ainda passam fome. Para boa parte dos engenheiros agrônomos, aqui reside o maior desafio da profissão. Alimentar o mundo. Para Geraldo Fereguetti, engenheiro agrônomo há 33 anos, a dificuldade de cumprir essa tarefa é ainda mais árdua quando compreendemos que a natureza não aguenta mais tanta agressão. “Nossos recursos naturais estão cada vez mais escassos, sejam eles terra, água ou ar. Temos que aumentar a produção de alimento sem desmatar mais 1 ha de terra”, completa Geraldo.
Francisco Luis da Silva Feuner, engenheiro agrônomo há 27 anos, diz que, sem dúvida, o maior desafio da profissão, hoje, é conseguir aumentar a produtividade em áreas plantadas cada vez menores. “A demanda por alimentos cresce a cada dia, e nossas áreas plantadas não conseguem acompanhar essa demanda crescente por alimentos, esse é o desafio, produzir mais, em cada vez menos espaço”, diz.
Mas a profissão não é só desafios, ela também é motivo de orgulho. “Sou filho de agrônomo, casado com uma agrônoma e pai de um futuro agrônomo, e me orgulho muito disso. Acredito na agronomia e no agronegócio como base de sustentação do mundo, sou um apaixonado pelo que faço”, comemora Francisco.

Matéria publicada na 51ª edição (Ago/Set 2014) da revista Procampo.
É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos editores ou do autor.


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"