Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

05.01.2011 - 11:52

Vencer: mais um passo para Simone

Vencer o 1º Campeonato Estadual de Barista, realizado dias 12, 13 e 14 de agosto no Pavilhão 1 do Espaço CafES da GranExpoES 2010, 34ª Exposição Estadual Agropecuária, no Centro de Convenções de Carapina, e se classificar para a etapa nacional da competição foi apenas mais um passo na vida profissional da barista Simone Bolssoni Alves, do Café Meridiano.

Ela competiu pela empresa no campeonato, o primeiro do Estado voltado para baristas capixabas e realizado com a participação do Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo (Sindcafé). Teve a companhia de Ângela Pereira, outra profissional da empresa e que ficou em 4º lugar após na disputa entre os melhores do Estado.

Entendendo o campeonato

O campeonato estadual foi disputado por participantes locais. Nos dias 12 e 13 houve eliminatórias, classificando seis finalistas. No dia 14, as finais foram realizadas e o resultado anunciado logo em seguida. Dentre os julgadores havia especialistas do Espírito Santo, do Rio Grande do Sul e São Paulo, como Cleia Junqueira, da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) e Danilo Lold, da Da Vinci Gourmet, dentre outros.

Simone venceu tendo que participar do longo ritual dos campeonatos de baristas: 15 minutos de treinamento em espaço reservado, 15 de preparação na área de competição da Arena do Campeonato e os 15 minutos em que elaborou quatro espressos, quatro cappuccinos italianos e a bebida com café desenvolvida por ela mesma para a competição.

Durante esse tempo, competindo contra relógio, o barista precisa preparar as 12 porções sem errar e obedecendo toda técnica dos cafés espressos. Os julgadores (árbitros sensoriais e a presidente do júri) provam todas as bebidas, pois elas devem atender a preceitos de qualidade e sabor.

Simone fez para a ocasião a bebida “Rio Doce”, uma homenagem à região onde está o Meridiano, em Colatina, e é composta de Café Meridiano Espresso, mamão papaya (típico da fruticultura capixaba), suco de laranja e leite condensado. O resultado é um sabor único!

Caminhada de sucesso

A atual consultora barista tem uma caminhada de muito sucesso até agora. Antes de 07 de março de 2003, sua única experiência em café foi a de ter morado na propriedade do sogro, que plantava (ela é casada com um policial militar, com quem tem três filhos). Mas depois disso resolveu trabalhar e começou como atendente na cafeteria que o Meridiano possuía em Colatina.
 
Passou a supervisora, gerente e, depois de a cafeteria ter sido transferida a outro dono, veio a ser barista da empresa. Já fez três cursos da especialidade, incluindo o de Classificação e Degustação, todos em São Paulo. Aqui, além de treinar colaboradores dos nossos clientes que adquirem máquinas e insumos do Meridiano, principalmente para fazer café espresso e bebidas que o usam, também atua em feiras e outros eventos. Perdeu a conta do número de aulas-show que deu, bem como das demais atividades próprias dessas ocasiões.

Você tem que se aprimorar – diz Simone – e entender de café desde o plantio até a bebida na xícara. Tem que conhecer beneficiamento, torra, enfim, desde a lavoura. Eu, em 2003, não sabia quase nada. Comecei a aprender e a me especializar a partir de 2004, quando fiz meu primeiro curso.

Atuando como barista junto aos inúmeros clientes do Meridiano, Simone ensina não apenas o ritual de tirar café, mas também como fazer outras bebidas usando-o, técnicas de armazenamento e a forma correta de operar os equipamentos que a empresa representa e vende ou aluga.

Simone já ministrou aulas-show não apenas em feiras e outros eventos (ACAPS, PanShow, Sabores, etc.), mas também para clientes como os supermercados parceiros do Meridiano. E sua atuação, hoje, não se prende somente ao Espírito Santo, mas também ao sul da Bahia e o leste de Minas Gerais, que compreende todo o Vale do Aço.

Por isso ela venceu em agosto de 2010. Por isso vai continuar estudando, acompanhando os cursos de barista que o Meridiano ministra no Espírito Santo (só esse ano foram dois) com instrutores de outros estados e participando de competições estaduais e nacionais.

Café, hoje, está no sangue dela.

O que é barista?

O café espresso é preparado de diversas maneiras e em mais de um tipo de equipamento como, por exemplo, nas máquinas automáticas que são abastecidas com água e grãos e onde a pessoa escolhe um tipo de bebida, aperta o botão e aguarda pela moagem e preparo do café.

Mas há as máquinas de grupo, onde é necessária a presença de um profissional do ramo, o que vai moer o grão no moinho, compactá-lo no porta-filtro e depois passá-lo na máquina para que o espresso seja servido da forma como foi pedido. Esse profissional é o barista.

No curso que faz para dominar a arte de preparar ótimos espressos, o futuro profissional aprende como funciona a máquina de grupo, de que forma ela deve ser operada para ser tirado um bom café, bem como quais são os melhores espressos e de que maneira é possível identificá-los.

Vai mais além. Os bons baristas sabem também preparar bebidas à base de café, tanto quentes quanto geladas, com ou sem álcool, algumas delas tradicionais, e servi-las com o mesmo desembaraço dos espressos. Eles podem chegar ao requinte de dominar a “latte art”, a técnica de fazer figuras com a espuma de leite, essa também produzida pelas máquinas.

Finalmente, os baristas que dominam todas as técnicas da profissão desenvolvem suas próprias receitas de bebidas à base de café, geralmente usando-as em seu negócio ou disponibilizando-as a seus clientes.

Matéria publicada na 29ª edição (Dez/Jan 2011) da revista ProCampo
Por Álvaro José dos Santos Silva
alvaro@rscom.com.br


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"