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2018.
  51ª Edição (Agosto/Setembro)  
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Notícias

 

23.02.2011 - 11:35

Pneu radial agrícola

O pneu radial agrícola – principalmente em tratores e equipamentos de grande porte, tais como colheitadeiras de grãos e pulverizadores autopropelido, já é bastante visto em propriedades rurais de todo o Brasil.

A utilização deste tipo de pneumático proporciona ao usuário:
- um menor custo / hora trabalhada;
- maior conforto ao operador;
- maior velocidade de trabalho;
- minimiza os efeitos da compactação no solo e pelo motivo de ter uma menor resistência ao rolamento e reduzir a patinagem das rodas motrizes, reduz o consumo de combustível do equipamento esteja o pneu equipado em um eixo motriz ou portador.

A partir de um convênio com a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Campus de Botucatu (SP), a Michelin realizou um trabalho para mensurar, nas condições mais próximas da realidade do campo, qual é a redução no consumo de combustível em um trator de 180CV quando o mesmo está equipado com pneus radiais em substituição aos pneus diagonais.

O comparativo executado pelo Nempa (Núcleo de Ensaio de Máquinas e Pneus Agrícolas) teve a coordenação do Prof. Dr. Kleber Pereira Lanças e foi realizado no final de  2009.

A avaliação se deu em três tipos de pista: Concreto, Solo Firme e Solo com palhada de milho.

No trator instalou-se:
Um fluxômetro entre a bomba de alimentação de combustível do motor do trator (de baixa pressão) e a bomba injetora (de alta pressão) e o outro no retorno para o tanque.

A diferença entre os valores obtidos nos dois fluxômetros forneceu o consumo de combustível em L/h do trator.

Quatro sensores de rotação das rodas – instalados no centro de cada uma das rodas do trator  para determinação da rotação e posterior cálculo da patinagem das rodas.

Sensor de força – Célula de carga – instalada entre o trator e a UMEB para determinar a força exercida pelo trator para tracionar a UMEB.

Roda odométrica, utilizada para obter o número de pulsos gerados pela roda e, juntamente com o seu perímetro, determina-se a extensão do deslocamento realizado com o conjunto trator/UMEB (espaço percorrido).

A redução no consumo de combustível no piso “Solo firme” foi de 5,4 litros de combustível por hora trabalhada. Abaixo, apresentamos alguns serviços agrícolas que se assemelham a essa condição avaliada:
- Serviço de tração de plantadeira na cultura de grãos (soja, milho, trigo), algodão e outros.
- Serviços de sulcação e cultivo na cultura da cana-de-açúcar
- Serviço de tração de transbordos também na cultura da cana-de-açúcar
- Serviço de tração de pulverizadores, tanque d'água na citricultura.

Em um ano agrícola se o trator trabalhar 800h teremos a redução no consumo de 4.320 litros de combustível.

A redução no consumo de combustível no piso “Solo com palhada de milho” foi de 3,2 litros de combustível por hora trabalhada. Podemos citar alguns trabalhos agrícolas similares:
- Serviço de tração de plantadeira na cultura de grãos (soja, milho, trigo), algodão e outros.
- Serviços de preparo de solo (culturas diversas).

Nesta situação, a redução de consumo será de 2.560 litros / ano se o equipamento trabalhar 800 horas no ano.

Artigo publicado na 30ª edição (Fev/Mar 2011) da revista ProCampo
Por Mauro Oliveira
Key Account Manager OE Brazil
Michelin Agro/Agroindustrial
mauro.oliveira@br.michelin.com


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