Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

23.02.2011 - 13:56

Força familiar

Produção de framboesa é alternativa interessante em Santa Maria de Jetibá (ES)

Fruta suculenta de sabor doce e suave, a framboesa é rica em sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitamina A, B1 (tianina), B5 (niacina) e C, é muito utilizada para fabricação de doces, bolos, tortas, geléia, licor, polpa congelada, sucos e também é consumida como fruta fresca (in natura). Essas são apenas algumas das utilidades da framboesa, uma fruta de verão!

Em Alto Rio Triunfo, uma comunidade localizada na zona rural de Santa Maria de Jetibá (ES), lugar de terras frias – temperaturas amenas (clima tropical de altitude) – em plena região central serrana capixaba fica o Sítio Katiuci, da família de Sebastião Dutra Pinheiro, pioneira na cultura de framboesa do Estado.
Produção de framboesa é alternativa interessante em Santa Maria de Jetibá (ES)

É nesse lugar que ele, a esposa, Marli e a filha, Silvana, vivem e trabalham.

Conheci a família de Sebastião numa manhã chuvosa desse
janeiro chuvoso de 2011, que fez muitos estragos em Santa Maria de Jetibá.

Pessoas simples e trabalhadoras, que apesar da precária condição de acesso ao sítio, vivem com dignidade e conseguem obter renda na atividade.

Diversificação

A família Pinheiro decidiu cultivar framboesa a partir de uma reunião sobre frutas vermelhas que Silvana participou na Estação Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins (ES), e contou com a ajuda dos agrônomos Protaze Magevski, da Secretaria Municipal de Agricultura e Mário César Evaldi, do Incaper. Era abril de 2009.

“Tudo começou com cinco mudas”, lembra.

Sendo uma pessoa dedicada que é, Silvana conseguiu num curto espaço de tempo reproduzir as plantas, multiplicando-as.

Na hora da lida

Nesta safra, em uma área de 0,5 hectare, estimam colher seis mil quilos de framboesa. São 10 mil pés produtivos. A colheita inicia em novembro e se prolonga até julho e, às vezes, até agosto.

Delicada, exige cuidados extremos na colheita e na pós-colheita, pois é bastante vulnerável. “É preciso muito cuidado na hora de colher para não ferir os dedos. As hastes possuem numerosos espinhos”, conta Silvana.

Trabalho difícil e de paciência.

Da colheita, grande parte (30%) segue para o mercado de fruta fresca (in natura) em caixas de morango de um quilo. O principal destino desta produção é o mercado de Vitória. “O restante vira fruto congelado para fábrica de polpa”, diz.

Longe das comodidades urbanas, Silvana é uma jovem, entre poucas, que está tentando ficar no campo e tudo que quer é ter perspectivas de uma vida melhor e de ajudar sua família. “A opção pela framboesa foi para fugir um pouco do trabalho pesado e também iniciar um processo de diversificação no sítio”, diz.

Origem

A framboesa (Rubus ideaus L.) pertence a família das rosáceas, sendo originária do centro norte da Europa, nas zonas montanhosas do mediterrâneo. A produção de framboesa no Brasil teve início com a chegada dos imigrantes alemães, na região da Alta Mantiqueira, em Campos do Jordão (SP), não sendo precisa a data.

No Espírito Santo, a cultura da framboesa foi introduzida pelo Incaper e dentre as cultivares (variedades) atualmente cultivadas, destacam-se a Heritage e Autumn Bliss, ambas originárias nos EUA.

De grande apelo socioambiental, do plantio a colheita, a produção da framboesa é totalmente artesanal, com grande demanda de mão de obra e não utiliza agroquímicos. Por enquanto!

Matéria publicada na 30ª edição (Fev/Mar 2011) da revista ProCampo
Por Antonio de Pádua Motta
Editor revista ProCampo
apmotta@revistaprocampo.com.br


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"