Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

04.07.2011 - 09:38

Panorama cooperativista

O Cooperativismo Capixaba vive um momento mágico. Mas hoje esta afirmação só é possível porque no passado tivemos cooperativistas visionários, que foram audaciosos e disseminaram um sistema até então desconhecido, apesar do fato deste mesmo sistema já ser tão forte e representativo em outros países e continentes.  

Ao longo dos anos, o sistema cooperativista atravessou muitos percalços no Estado. Mas, com profissionalismo e ética, conseguimos colocar o Cooperativismo Capixaba nos trilhos do progresso. As conquistas foram – e continuam sendo – inúmeras. Nos últimos três anos, conseguimos triplicar nossa participação no PIB Capixaba.

Nosso cooperativismo de crédito é o segundo maior repassador de crédito rural e o primeiro em repasse de recursos do Funcafé. Este mesmo cooperativismo de crédito começa a trazer para as grandes cidades as vantagens já consolidadas no interior. E os resultados estão  aparecendo.

As cooperativas agropecuárias também vivem um excelente momento. Mais de 60% do leite produzido no Espírito Santo passa pelas cooperativas de laticínio. A redução do ICMS, através do decreto assinado pelo Governo, dará ainda mais competitividade a estas cooperativas. Na cafeicultura, o cooperativismo também vem ocupando um espaço cada vez maior. Na última safra, nossos cooperados foram responsáveis por cerca 10% a 12% do café produzido no Estado. Para a safra 2011/2012 a expectativa é que este número chegue a 20%. Em outros segmentos, como fruticultura, avicultura, piscicultura e heveicultura (borracha) nossas cooperativas também estão se despontando. Os produtores rurais estão cada vez mais conscientes de que só nas cooperativas eles encontram assistência técnica, produtos com descontos e devolução das sobras (lucros). E essa percepção do produtor tem refletido em um aumento considerável do quadro social das cooperativas.

Excelentes índices de aprovação nos vestibulares, disseminação da cultura cooperativista, participação de pais e alunos. Tudo isso é uma realidade de nosso cooperativismo educacional, que vem sendo cada vez mais difundido no Estado. Algumas regiões ainda estão aderindo a este sistema de ensino, onde todos ganham.

O ramo saúde já é uma realidade em todo Espírito Santo. Cooperativas de trabalho médico, odontológico e de especialidades médicas geram milhares de empregos e contam com mais de 350 mil pessoas beneficiadas diretamente por elas.

Transporte e trabalho são outros dois ramos do Cooperativismo que os capixabas valorizam e utilizam cada vez mais. Transporte escolar, de cargas e executivo são os mais comuns. O segmento está em pleno crescimento no Estado, em diversas regiões. Nossas Cooperativas de trabalho têm prestado serviços de excelência às instituições privadas e públicas.

Estamos iniciando um novo mandato à frente do Cooperativismo Capixaba, com novos conselheiros e muitas metas. E este é o momento ideal para refletir o passado, fazer o presente e escrever o futuro.

Cooperativas, orgulho dos capixabas!

Artigo publicado na 32ª edição (Jun/Jul 2011) da revista ProCampo
por Esthério Sebastião Colnago
Presidente reeleito do Sistema OCB-SESCOOP/ES
comunicacao@ocbes.coop.br


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"