Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

15.03.2012 - 15:26

Conilon sustentável

Nestlé, multinacional suíça produtora de alimentos, iniciou em Águia Branca/ES projeto de incentivo à produção sustentável de café conilon

A expressão “tempos de vacas gordas” cai como uma luva para ilustrar o momento pelo qual passa a cafeicultura de conilon (robusta) de Águia Branca, município de pouco mais de 9,5 mil habitantes, situado na região Sudoeste Serrana capixaba, a 217 km de Vitória. “O nosso município é o mais agrícola do Estado, pois 75% dos habitantes vivem no campo. A prefeitura fornece os meios para que isso aconteça”, explica o prefeito municipal Ângelo Antonio Corteletti, o “Brizola,” como é conhecido e gosta de ser chamado.

Lá, o setor cafeeiro é um segmento de grande relevância para a economia municipal, seja pelo volume financeiro que movimenta, seja pela ocupação da grande maioria dos águiabranquenses.

E foi por lá que “desembarcou” a Nestlé (uma das maiores torrefadoras do grão no mundo), com seu “Nescafé Plan”, projeto que incentiva a produção sustentável de café de conformidade com a verificação internacional 4 C (Código Comum para a Comunidade Cafeeira) de café conilon.

O projeto está inserido no conceito da Criação de Valor Compartilhado, plataforma mundial de responsabilidade social da Nestlé e uma oportunidade para aproveitar o mercado da indústria de café solúvel.

A ação já foi implantada no México, Tailândia, Filipinas e Indonésia.

Parcerias

O projeto terá início com a distribuição de 700 mil mudas a partir de março, envolvendo uma parceria entre a Prefeitura Municipal que banca 15% do custo da muda, a Nestlé com 25% e o produtor com o restante 60%.

Os produtores parceiros terão assistência técnica gratuita com os custos pagos pela Kubit Café do empresário José Carlos Kubit, representante da Nestlé na região. “Até agora, cerca de 120 cafeicultores se credenciaram”,  afirma José Carlos ou Carlinhos, como é conhecido.
A Kubit se compromete a comprar todo o volume de café produzido, embora o produtor parceiro não se obrigue a entregar a produção ao projeto.

De acordo com Amarildo Franskowiaski (Niquinho), secretário municipal de Agricultura, um dos objetivos da parceria é oferecer oportunidade para o pequeno produtor que sobrevive da agricultura familiar se posicionar de forma atuante no mercado. “Esse trabalho contribuirá para a melhoria da produção-produtividade”, entre outros, disse.

Matéria publicada na 36ª edição (Fev/Mar 2012) da revista ProCampo
por Antonio de Pádua Motta
Produtor rural e editor da revista ProCampo
apmotta@revistaprocampo.com.br


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"