Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

29.05.2012 - 09:14

Unidade Regional Noroeste - Colatina

Bons resultados em 2011

A consolidação do Entreposto Metropolitano da Ceasa/ES, em Cariacica, atualmente na lista dos dez maiores Mercados Atacadistas do País em volume de comercialização, estimulou as iniciativas do Governo Estadual para colocar em prática o projeto para construção de outras Unidades Atacadistas nas regiões Noroeste (Colatina) e Norte (São Mateus) que, juntamente com a Unidade Regional Sul em Cachoeiro de Itapemirim, vão contribuir para ampliação física do parque atacadista instalado e, consequentemente, para o fortalecendo a Rede Estadual de Abastecimento.
Esta estratégia teve como objetivo a descentralização dos serviços inicialmente concentrados da Unidade de Cariacica e, especialmente, contribuir para o escoamento da produção de hortigranjeiros destes importantes pólos regionais do Estado.
O Entreposto da Região Noroeste em Colatina é o mais recente mercado do complexo Ceasa/ES em operação, iniciando suas atividades em dezembro de 2009.
Além das características operacionais, voltadas prioritariamente para ao atendimento ao produtor da agricultura familiar, este mercado trás um diferencial importante na sua gestão operacional, administrativa e financeira delegada a um Consorcio Público Intermunicipal – Cointer em parceria com a Ceasa/ES.
Este arranjo jurídico inovador é extremamente importante, pois, estabelece maior comprometimento dos municípios junto aos produtores rurais, em especial, aos incentivos para produção de para os serviços da pós-colheita.
Os resultados operacionais até agora catalogados são promissores, pois, já em 2010, primeiro ano de sua operação, foram comercializadas 12.347,2 toneladas de produtos hortifrutícolas naquela Unidade.
Em 2011 o volume da comercialização foi ampliado para 18.632,1 toneladas o que representou um expressivo crescimento da ordem de 50,9%.
Deve ser ressaltado que o volume da comercialização realizado pelos produtores rurais no pavilhão a eles destinado, o Pavilhão Não Permanente – Pedra, atingiu 12.662,6 toneladas, ou seja, 53,2 % superior aos resultados verificados em 2010.
Os informes das movimentações comerciais são importantes porque aferem a capacidade produtiva e do escoamento da produção regional.
Porém, para alavancar melhor desempenho das atividades comerciais é fundamental o investimento em projetos que possam contribuir para o aprimoramento dos serviços da pós-colheita e aumentar o intercâmbio das informações que se constituem em um dos principais instrumentos para os negócios praticados nos Entrepostos Atacadistas do agronegócio de frutas e hortaliças.
Ao longo de 2011 a administração daquela Unidade gerida pelo colegiado dos Municípios em parceria com a Ceasa/ES priorizou os seguintes projetos:

• Capacitação: foram capacitados pela equipe técnica 213 produtores rurais, especialmente, quanto às boas práticas de mercado, épocas de plantio e sazonalidade.
• Integração Tecnológica: Em 2011 a Unidade Regional Noroeste foi pioneira na integração à rede nacional de informações de mercado agrícola, sistema este gerenciado pela Ceasa Mimas e coordenado pelo Ministério da Agricultura. Este sistema permite livre acesso às informações de mercado geradas por todas Ceasas brasileiras filiadas ao Prohort – Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro e se constitui em um importante instrumento de negócios para os produtores rurais e comerciantes estabelecidos naquele mercado.
Em 2012 é esperado um volume de comercialização próximo a 22 mil toneladas e algumas melhorias serão implantadas na estrutura física daquele mercado, em especial, a extensão da cobertura da plataforma do Pavilhão Permanente – PP e a instalação do sistema de Climatizadores Evaporativos no Pavilhão Não Permanente/PNP - Pedra visando tornar o ambiente daquele espaço mais adequado à pratica do comércio de produtos perecíveis.
Os resultados operacionais de 2011 sinalizam para a importância da Unidade Regional Noroeste no contexto do agronegócio de produtos hortigranjeiros e, conseqüentemente, será um importante instrumento de apoio para o fortalecimento dos pólos de produção e consumo do Estado.

Artigo publicado na 37ª edição (Abr/Mai 2012) da revista ProCampo
por Carmo Robilotta Zeitune
Diretor Técnico Operacional da Ceasa/ES
czeitune@ceasa.es.gov.br


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"