Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

02.10.2012 - 10:59

Senar/ES capacita mais de 150 pessoas na GranExpoES

A entidade apresentou o trabalho de capacitação profissional que realiza no meio rural
durante a feira

A qualificação profissional faz toda a diferença na vida de quem está à procura de um novo emprego ou em busca de melhores posições no mercado e maior produtividade no trabalho. Essa realidade dos grandes centros também está presente no meio rural, cada vez mais moderno e desenvolvido, como os capixabas puderam comprovar durante a realização da GranexpoES 2012, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de agosto, no Pavilhão de Carapina.
A feira, que é considerada a maior vitrine do agronegócio do Espírito Santo foi palco de uma série de minicursos oferecidos pelo Senar/ES – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo, em parceria com a Faes – Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo. Foram 22 treinamentos, que contaram com a participação de 151 alunos.
De acordo com o superintendente do Senar/ES, Neuzedino Alves de Assis, os minicursos são uma maneira de apresentar um pouco do trabalho da entidade no meio rural. “As aulas ministradas na GranexpoEs mostram, de maneira resumida, alguns dos treinamentos oferecidos pelo Senar/ES para produtores rurais de todo o Espírito Santo. As capacitações têm o objetivo de oferecer melhores oportunidades ao homem do campo e fornecer uma nova alternativa para o incremento da renda familiar”, declara.
Em um espaço desenvolvido especialmente para os minicursos – todos gratuitos – instrutores da equipe do Senar/ES capacitaram turmas de alunos nas mais variadas áreas do agronegócio. Os treinamentos envolveram desde o casqueamento e os primeiros socorros de bovinos e de equinos até a culinária de diversos pratos da cadeia produtiva do Espírito Santo, passando pelo artesanato em Patchwork e confecção de sabonetes de mel e própolis.

Destaque
 
Entre os minicursos, três chamaram bastante atenção. Os treinamentos Culinária de Camarão da Malásia, Culinária da Tilápia e Culinária de Cordeiro fizeram bastante sucesso não só entre os alunos, como também entre os visitantes da feira, que puderam degustar os pratos preparados pelos alunos sob a orientação do instrutor do Senar/ES, Fabiano Giori. “A preparação das receitas durante a feira funcionou como um incentivo ao consumo desses alimentos, que são cultivados por diversos produtores do nosso estado”, comenta.
Fabiano também ministra treinamentos em processamento de pescado e piscicultura e explica que os produtores rurais encontram nas capacitações uma maneira de aprender uma nova profissão ou se qualificar nas funções que já exercem. “Com os treinamentos, é possível agregar valor aos produtos, já que os alunos aprendem novas maneiras de desenvolver as atividades rurais”, explica.
Os treinamentos são oferecidos gratuitamente pelo Senar/ES, sempre em parceria com os Sindicatos Rurais de cada município e levam em conta as necessidades específicas dos produtores e do agronegócio local. “As capacitações são abrangentes e atendem às mais variadas demandas. Agricultura, agroindústria, aquicultura, prestação de serviços, pecuária, silvicultura, artesanato, educação, alimentação e nutrição, entre outras áreas são contempladas pelos treinamentos”, explica Neuzedino Alves de Assis, o superintendente da entidade.

Matéria publicada na 39ª edição (Ago/Set 2012) da revista ProCampo
por Caroline Csaszar
Iá! Comunicação 
caroline@iacomunicacao.com.br


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"