Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

20.10.2010 - 10:21

Jovens gestores

A Cooperativa dos Alunos do Instituto Federal de Alegre é exemplo de organização. É a única formada por alunos no Estado, beneficiando os próprios estudantes

Louvável. É assim que pode ser definido o trabalho da Cooperativa dos Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Coopa - Ifes do campus de Alegre, cidade localizada no sul do Estado do Espírito Santo, a 196 km de Vitória.
A idéia surgiu há mais de 30 anos. Hoje, a cooperativa cresceu e se desenvolveu, integrando os alunos da antiga Escola Técnica Federal de Alegre - Eafa, atual Instituto Federal, sendo a primeira e a única cooperativa de alunos do Estado. 
Parada obrigatória para quem passa na Rodovia Alegre x Cachoeiro de Itapemirim, no quilômetro 11, no distrito de Rive, o viajante se depara com o ponto de vendas da cooperativa que tem como membros participantes, exclusivamente, os alunos matriculados no Ifes, comercializando produtos gerados no próprio instituto.
Proveniente dos mais diversos setores da instituição, como da suinocultura, bovinocultura, avicultura, olericultura, entre outros, os produtos processados ou não, são direcionados à cooperativa para que seja realizado a comercialização.
“Comercializamos apenas o excedente. Antes disso, os produtos devem compor os estoques do refeitório do campus”, disse à ProCampo o jovem e atual presidente Weliton Menário Costa, de 18 anos, aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e já graduado em Técnico de Agroindústria pela mesma instituição.


A Coopa funciona como um laboratório de ensino, onde os alunos aprendem a conviver com o espírito cooperativista e a conhecer os mecanismos de funcionamento de uma cooperativa. 
São produtos de alta qualidade que levam o aprendizado do empreendedorismo. O cooperativismo sai da sala de aula e torna-se prático, sendo aproveitado por toda a vida pelos estudantes.
Segundo o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES (Organização das Cooperativas do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Espírito Santo), Esthério Sebastião Colnago, a Coopa-Ifes é uma cooperativa de sucesso em vários sentidos. Sucesso pedagógico ao oferecer aos alunos um contato real com a prática dos ensinamentos escolares, tornando o aprendizado mais interessante e próximo da realidade, além de oferecer clara noção de gestão e empreendedorismo.
“É um sucesso de inovação e empreendedorismo, onde monitorados, os alunos encontram, com base em seu próprio trabalho, um meio de enriquecer sua formação com a possibilidade de investimentos em cursos e ações diversas. E por fim, sucesso em cooperativismo, pois dissemina esse modelo econômico justo e sustentável para milhares de jovens, sobretudo no campo, que tem no cooperativismo um dos seus principais pilares para o desenvolvimento. Por isso, o Sistema OCB-SESCOOP/ES vê essa cooperativa e sua forte atuação junto a esses alunos como modelo, devendo servir de exemplo para os demais alunos e professores dos outros 11 IFES do Estado, em cursos ligados à agricultura ou de outro ramo técnico que possa ter afinidade com o cooperativismo”, disse Colnago.
O depoimento do dirigente salienta que mais do que um ponto de venda, a Coopa-Ifes é a garantia de que os alunos exercitam com os trabalhos os princípios de gestão e empreendedorismo.

Estrutura administrativa

A estrutura é semelhante a uma empresa. A administração é feita pelos próprios alunos, sendo a cooperativa gerida por dois conselhos: um administrativo e outro fiscal, compostos por sete e seis alunos, respectivamente, e sob a supervisão e coordenação do professor João Batista Meneguelli de Souza, que leciona Gestão de Agronegócios no Instituto. "Partindo do princípio de que o cooperativismo é algo além de uma união de pessoas para a realização de um propósito comum, trata-se de uma doutrina econômio-social, a Coopa-IFES/Alegre tem como principal objetivo uma educação complementar dentro do IFES-Campus de Alegre, proporcionando aos alunos associados uma vivência nesse modelo de empreendimento coletivo que é o cooperativismo, por tratar-se de uma empresa diferente das demais, porque não visa o lucro e sim o atendimento das necessidades dos cooperados", afirma o coordenador.
O lucro da cooperativa não é dividido entre os associados. Os benefícios são repassados para os alunos em cursos extras, seminários, estudos, eventos e até equipamentos utilizados na escola, auxiliando na qualificação profissional do estudante.

Produtos comercializados

Os principais produtos comercializados são: queijos, iogurtes, leite de cabra, defumados, linguiças congeladas, frios, peixes, doces, frutas, hortaliças, alevinos (bagre catfish, tilápia, pacu, carpa), ovinos, caprinos, suínos e aves.
“Apesar da minha tumultuada vida em virtude dos estudos e do trabalho, sempre cumpro com dedicação minhas obrigações tanto de aluno como de dirigente”, frisa Weliton.

por Antonio de Pádua Motta
matéria publicada na 28ª edição (Out/Nov 2010) da revista ProCampo
Editor revista ProCampo
apmotta@revistaprocampo.com.br


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"