Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

18.03.2013 - 11:19

Formado o Grupo Técnico de Especialistas em Conilon, o GTEC Conilon

Com o propósito de auxiliar no desenvolvimento da cafeicultura do conilon, gerando maior sustentabilidade ao cafeicultor e ao agronegócio foi formado o GTEC Conilon - Grupo Técnico de Especialistas em Conilon. O grupo foi formalizado oficialmente em Sooretama (ES), no dia 25 de fevereiro de 2013.
O GTEC Conilon é um fórum para debates entre os principais especialistas formadores de opinião na cafeicultura do conilon, com foco em difusão de novas tecnologias e estreitando o relacionamento entre diversos elos da cadeia. A plataforma GTEC Café existe há mais de 15 anos e é formada por sete grupos nas principais regiões cafeeiras do Brasil. Portanto, o GTEC Conilon passa a fazer parte deste importante e dinâmico fórum de debates sobre a cafeicultura brasileira, sendo essa uma iniciativa da empresa Syngenta Proteção de Cultivos Ltda.
A cafeicultura do conilon tem conquistado sua importância no cenário nacional e mundial, principalmente pela sua inserção cada vez maior nos blends com café arábica, pela grande produtividade e pela crescente adoção de tecnologia de seu produtor. Contudo, existem muitos desafios, como a melhoria da qualidade da bebida do café, mecanização, falta de pesquisas e conhecimentos sobre a interação planta x ambiente, dentre outras particularidades, diretamente ou indiretamente relacionada à sustentabilidade do cafeicultor, assuntos, nos quais serão discutidos e aperfeiçoados pelo grupo.
A exemplo dos demais grupos GTEC’s, o GTEC Conilon éformado por professores universitários (Ufes), pesquisadores e extencionistas (Incaper), engenheiros agrônomos de  cooperativas (Cooabriel e Coopeavi), profissionais autônomos (consultores), viveiristas e produtores líderes e inovadores em café conilon, ou seja, profissionais comprometidos com a cafeicultura, e que fazem a diferença na pesquisa e no desenvolvimento da atividade. Com a criação do GTEC Conilon a Syngenta está convicta de que esta iniciativa terá um forte impacto no desenvolvimento e sucesso da cafeicultura Conilon brasileira.
O GTEC Conilon é composto por 30 profissionais do segmento de café conilon e tem como presidente o professor da Ufes Fábio Luiz Partelli, como secretário o produtor Luiz Carlos Gomes e como coordenador o engenheiro agrônomo de Desenvolvimento Técnico de Mercado Syngenta, Luiz Henrique Fernandes.


Matéria publicada na 42ª edição (Fev/Mar 2013) da revista ProCampo
por Fábio Luiz Partelli e Luiz Henrique Fernandes
Eng. agrônomo e prof. CEUNES/UFES e eng. agrônomo de Desenvol. Técnico de Mercado Syngenta
partelli@yahoo.com.br


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"