Revista ProCampo - Uma Leitura Produtiva

 

 
de 2017.   51ª Edição (Agosto/Setembro)  
Publicidade

Anuncie Aqui!

Notícias

 

16.07.2013 - 15:01

A importância do manejo da poda no conilon

O Coffea canephora é uma espécie alógama, perene de porte arbustivo, com caules geralmente ramificados, de crescimento contínuo que possui hastes verticais (ortotrópicos) que são os galhos de sustentação e os ramos horizontais de produção (plagiotrópicos). Esses ramos após determinado número de colheitas, vão envelhecendo, reduzindo o seu vigor e gradativamente vão perdendo o potencial produtivo. Nesta fase os cafeeiros necessitam ser conduzidas adequadamente através de um processo de poda.
Os resultados práticos da utilização de podas nas lavouras de café conilon, podem ser confirmados por alguns parâmetros fisiológicos. Diversos autores relatam que lavouras de café conilon conduzidas em livre crescimento, a curva de produção apresenta valores máximos entre a terceira e quinta colheita, e após esses período estas plantas mostram um declínio tanto na produção, quanto no crescimento vegetativo e no vigor das plantas.
Estudos a cerca do manejo de poda nas lavouras de café conilon no Estado do Espírito Santo, tiveram o seu inicio com a expansão do cultivo. No início dos trabalhos, a propagação do café conilon no Estado era em sua maioria feita por meio de sementes, formando assim uma grande variabilidade genética, fato que proporcionava a formação de lavouras de muita heterogeneidade o que dificultava o manejo da cultura. (foto 1)
Após o lançamento das primeiras variedades clonais para o Estado, juntamente com outras tecnolo-gias, maiores estudos sobre a condução de plantas foram realizadas e aperfeiçoadas com o objetivo de ajustar essa variabilidade da cultura. A utilização de do número de plantas por hectare (2.500 a 3.000) e densidade de hastes por hectare (12.000 a 15.000), são algumas dessas recomendações.
Dentro deste contexto a cultura alcançou patamares extraordi-nários, principalmente relacionados ao manejo de poda, que proporcionou ganhos significativos na produção e na redução da mão de obra. Podemos citar que o manejo da poda no conilon é uma das práticas mais importante no cultivo, visto que, a renovação dessas lavouras promove a sustentação de altas produtividades e sustentabilidade da cultura.          
As atuais recomendações de manejo de poda para o conilon são: a) Poda de formação – consiste na retirada do excedente de ramos ortotrópicos, nas plantas ainda jovem. b) Poda de limpeza (foto 2) – consiste na retiradas dos ramos plagiotrópicos que produziram mais de 70%; esta retirada é efetuada todos os anos logo após a colheita. c) Poda tradicional – consiste na retirada e substituição de ramos ortotrópicos com baixa expressão de produção por outro ramo novo; é efetuada todos os anos. d) Poda de recepa – É utilizada para casos mais drásticos com o corte total de todas as hastes. e) Poda Programada de Ciclo (foto 3) – Na PPC os ramos ortotrópicos selecionados com a mesma idade devem ser conduzidos entre 3 a 5 colheitas no máximo. Após esta fase, retirar aproximadamente 70% das hastes mais centrais, e conduzir novos brotos, desta revigorando toda a planta para um novo ciclo de produção. Atualmente este manejo é largamente utilizado no Estado, especialmente nas lavouras mais jovens.

 

Artigo publicado na 44ª edição (Jun/Jul 2013) da revista ProCampo
por Verdin Filho, A. C.1; Mauri, A. L.2; da Fonseca, A. F. A.3
1 Pesquisador, M. Sc., Incaper, Marilândia-ES, verdin@incaper.es.gov.br
2 Pesquisador, D. Sc., Incaper, Marilândia-ES, aldomauri@incaper.es.gov.br
3 Pesquisador, D. Sc., Embrapa café/ Incaper, Vitória-ES, aymbire.fonseca@embrapa.br
É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos editores ou do autor.


Edições Anteriores

23.09.2014 - 12 de outubro. Dia do Engenheiro Agrônomo

23.09.2014 - O mosaico do mamoeiro e o mamão de quintal

23.09.2014 - Parasitos: Importantes vilões da produção pecuária

23.09.2014 - Três cultivares de café conilon são protegidas pelo Incaper

23.09.2014 - A certificação fairtrade no café


 voltar  |  topo  |  home

Publicidade

 

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

 

Parceiros

 
  • Cedagro
  • Defagro
  • Midas
  • Cooabriel
  • Incaper
  • Seea
  • Senar
  • CCA-Ufes

Revista ProCampo - A Revista do Agronegócio Capixaba

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 09 - B.N.H. - Linhares/ES - 29902-180

Telefone: (27) 3373-3424 // 9984-5808

Email: procampo@revistaprocampo.com.br

"Criando sua empresa na internet"